Modern technology gives us many things.

Mezanino metálico

Você provavelmente já notou um mezanino metálico em um ambiente comercial, mesmo não conhecendo esse nome. A estrutura é um piso intermediário entre o andar térreo e o superior de um a edificação, ou então entre o térreo e o teto. A montagem do ambiente cria um espaço extra, e no comércio é comum que apareça como um local para estoque.

Em lojas e indústrias, o mezanino pode também funcionar como um espaço de coordenação e gerência. Como oferece uma visualização elevada do restante do ambiente, permite ao profissional responsável acompanhar o trabalho do restante dos funcionários. Funciona ainda como um andar separado do comércio, que pode abrigar uma seção especial de produtos.

Mas não só em espaços públicos o mezanino tem uso interessante. No ambiente residencial, o espaço pode ser projetado de modo a criar um novo cômodo à casa. Como uma área de descanso, sala de estar ou biblioteca. Pode ainda funcionar como um local de transição, um corredor, que liga duas áreas suspensas do imóvel.

Mezanino metálico: requisitos básicos

Apesar de bem útil e interessante, o mezanino metálico nem sempre pode ser instalado. Isso porque existem pré-requisitos para a montagem do ambiente que, se não respeitados, podem comprometer a estrutura, o conforto e até a utilidade do espaço.

A primeira condição é em relação à altura do cômodo. Para instalação de um mezanino, o pé direito do ambiente, ou seja, a medição entre o solo e o teto do local deve ser de pelo menos 5,40 metro. Assim, se o espaço for divido ao meio, a altura entre o mezanino e o teto, ou entre o mezanino e o segundo andar, será de pelo menos 2,70 metro. A medida é confortável para o trânsito de pessoas, sem que seja necessário que os indivíduos se curvem para utilizar a estrutura.

Outro ponto importante é a existência de uma escada. Afinal, o mezanino metálico fica em andar superior ao térreo, e é preciso chegar até ele. Para isso, o ideal é que a escada seja em caracol, ou então reta, com corrimões adequados. Essas características vão garantir a segurança dos indivíduos.

É possível também que a escada seja comum aos demais andares, ou seja, o mezanino será montado próximo à escada já existente no imóvel. Assim, após um número de degraus, será possível chegar à estrutura. Seguindo o subir dos degraus, pode-se atingir os outros andares.

Pensando também na segurança, o guarda-corpo é mais que fundamental. Isso, claro, em casos em que o mezanino metálico seja aberto – há alternativas em que estrutura possui paredes ou painéis de fechamento. O guarda-corpo evita que as pessoas se aproximem da borda da montagem, o que poderia causar acidentes. O resultado é um espaço semelhante à uma sacada, só que interna ao imóvel.

Vantagens da estrutura

O mezanino metálico tem inúmeras vantagens. Como a facilidade de instalação, pois basta possuir as medidas adequadas e peças de qualidade para seu erguimento. É fácil também aplicá-lo em qualquer piso e ambiente, desde que eles possuam as dimensões já citadas.

Ademais, há um custo menor quando a escolha é por esse tipo de material. Num mezanino de alvenaria, o tempo, mão-de-obra e materiais gastos são mais caros.

De qualquer modo, e independentemente do tipo de montagem da estrutura, é interessante evitar peso excessivo sobre o local, como de grandes máquinas industriais. A sobrecarga pode causar desabamentos.

Atendemos Campinas / SP

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.